Sementeira Directa de Milho (da cultura de cobertura à sementeira)

0

Abril e Maio 2018
Continuamos a tentar optimizar esta técnica de sementeira directa. Gostaríamos de semear todo o nosso milho com esta técnica, mas ainda temos alguns receios de não conseguir os resultados uniformes que temos no sistema convencional.
Todos os anos vamos tentando melhorar nas 2 parcelas que temos já à mais de 20 anos com sementeira directa.
Todo o processo começa com a sementeira das culturas de cobertura, a escolha da melhor cultura de inverno, quais as melhores doses de sementeira nestas culturas de cobertura. Estamos a tentar perceber qual o melhor “timing” para termina-la . Qual a melhor época para semear o milho, qual a sasão da terra para uma melhor sementeira. Qual o melhor semeador.
Este ano utilizamos trigo numa dose de 100 Kg/ha de semente, e deixamos a cultura de cobertura desenvolver-se muito no seu ciclo, temos algumas receios sobre a capacidade germinativa do trigo , pois já apresentava os seus grãos muito desenvolvidos e poderá trazer problemas como infestante do milho.
Este ano contratamos novamente o semeador convencional de milho John Deere, este ano já com Autotracker, com RTK.
Este semeador está muito bem preparado para fazer uma sementeira muito boa pois utiliza um disco de corte na frente dos corpos de sementeira de milho e foi reforçado e aumentado todo o peso de todo o semeador.
Também tentámos com pouco sucesso utilizar um semeador eléctrico Valderstad convencional mas a sementeira não ficou uniforme e deixou muitas sementes à superficie por falta do disco de corte na frente dos corpos de sementeira.

.Saiba mais em http://milhoamarelo.pt
Suporte-nos no Patreon: https://ift.tt/2oCMINh

COMENTAR

Insira o seu comentário
Insira o seu nome