Semeador adaptado para Sementeira Directa de Milho

0

Uma das grandes dificuldades da sementeira directa, é conseguir uniformidade na sementeira e na emergência do Milho.
Devido à não mobilização, o solo encontra-se normalmente em diferentes estados de compactação superficial.
Assim é muito difícil com recurso a semeadores convencionais deixar uma semente pequena sempre à mesma profundidade e com uma cama de sementeira regular.
A maioria dos semeadores próprios para a sementeira directa, tenta romper o sulco onde vai ser deixada a semente e com recurso a bastante peso na estrutura das cadeiras do semeador tentar uniformizar o que é bastante irregular e evita não deixar a semente ficar funda em demasia.
Durante muitos anos utilizamos vários semeadores especialmente fabricados para sementeira directa, mas não tinham o rigor e as capacidades que encontramos nos semeadores convencionais pneumáticos.
Porque achamos que a sementeira directa tem inúmeras vantagens competitivas em termos económicos e ambientais , estamos muito empenhados em encontrar formas de adaptar estes semeadores convencionais para conseguirem fazer este trabalho para o qual não foram desenhados.
Tentamos este ano um semeador eléctrico convencional com a possibilidade de controlar a força exercida pelas cadeiras de sementeira. Esta tentativa não resultou pois provocou uma grande irregularidade na emergência e a perca de muitas plantas, tendo ficado o campo com zonas de muito baixa densidade.
Neste campo que vê-mos no video, voltámos a utilizar um semeador convencional , mas adaptado à sementeira directa com a inclusão de um disco recortado na frente da linha de sementeira Também foi reforçado todo o chassi para ter muito mais peso nas cadeiras e assim conseguir romper a crosta superficial.
Estamos muito satisfeitos com esta solução que se revelou mais uma vez capaz de trazer as vantagens da sementeira uniforme convencional e a possibilidade de fazer a sementeira directa sem qualquer mobilização.
Este ano foi também possível ao prestador de serviço já ter um tractor com autocondução RTK, que permite uma melhoria significativa nos alinhamentos tão difíceis de assegurar na sementeira directa-
Esperamos agora os resultados

Saiba mais em http://milhoamarelo.pt
Suporte-nos no Patreon: https://ift.tt/2oCMINh

COMENTAR

Insira o seu comentário
Insira o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.