Dia de Campo – Agricultura Intensiva e Sustentável

Dia de Campo

No dia 28 de Junho de 2018, realizou-se na Quinta da Cholda, a apresentação dos resultados dos projectos SmartCrop e Milho Amarelo.

Chegados ao fim dos dois projectos de investigação era fundamental apresentar o nosso trabalho num dia de campo. Foram três anos de investigação com a participação fantástica de investigadores, associações de agricultores, consultores agronómicos, parceiros de negócio, bolseiros dos projectos e toda a nossa equipa da Quinta da Cholda.

A demonstração foi uma peça fundamental desta investigação, e por isso tentámos divulgar da melhor forma que nos foi possível ao longo dos últimos anos o modelo de negócio baseado nos dois pilares que consideramos serem o futuro da agricultura empresarial: Agricultura de Precisão em conjugação com uma atenção ao equilíbrio e à sustentabilidade ambiental.

Por certo não chegámos ao fim desta pesquisa, mas consideramos que muito se avançou. Apesar das dificuldades, criámos uma base de trabalho que tem agora que ser adaptada e afinada para poder vir a ser replicada por outras explorações do nosso país.

Projetos

Saiba mais sobre os dois projetos apresentados

Bruno Caldeira – CONSULAI – Indicadores de sustentabilidade

Ana Monteiro – ISA/UL – Plantas com interesse para focos ecológicos

 Nelson Abrantes – UA – Avaliação da qualidade do solo

Marta Delgado – Hidrosoph – Rega de precisão

Ricardo Braga – ISA/UL – Agricultura de precisão

Mário Antunes – AGROTEJO – Gestão da biodiversidade em rede