As variabilidades das nossas parcelas são muito fortes, o que nos leva a crer que podemos incrementar e adaptar a genética disponível a cada tipo de solo para assim aumentarmos produções e reduzir custos.
Também o vigor vegetativo das plantas, determinado nos anos anteriores, nos levam a pensar que podemos colocar diferentes densidades para obter o máximo rendimento com um determinado nº de sementes.
Neste video observamos o novo software da Climate FieldView, recentemente adquirida pela Monsanto e que está a ser muito desenvolvido para se tornar um agregador de dados e de decisão para os agricultores.
Este software associado a um tablet, poderá ser ligado a quase todas as máquinas de agricultura de precisão directamente no campo. Em alguns casos, esta ligação é feita directa através de portas para esse efeito. A Monsanto está também a desenvolver uma drive de conexão para os equipamentos que de origem não se podem ligar ao tablet.
Estamos a tentar compreender com estes ensaios, quais as densidades que nos trazem o maior potencial nas nossas subparcelas (zonagens).