O projecto Optimus Prime tem a missão de avaliar o impacto das áreas de foco ecológico, estas são zonas onde se promove os refúgios ambientais para a promoção da biodiversidade.
A Quinta da Cholda desenvolve um projecto interno que tem sido muito ajudado por vários investigadores ao longo dos últimos anos. O que tentamos é manter o equilíbrio entre uma produção intensiva como é habitual aqui na nossa região, e a conservação dos ecosistemas. O equilíbrio pode e deve ser um acto de gestão para os agricultores que querem ser competitivos.
É fundamental avaliar e medir os impactosda nossa actividade produtiva e de conservação das espécies que habitam nos nossos campos.
Com o Instituto Superior de Agronomia que é um dos parceiros deste projecto, assim como a nossa associação de agricultores a Agrotejo, o projecto vai avaliar toda esta região onde estamos inseridos e perceber a importância destas áreas que pretendemos manter e incrementar. Necessitamos também de ser eficazes em termos da conservação da biodiversidade pois isso vai certamente ser um facto de diferenciação da nossa actividade e esperamos que cada vez mais agricultores adiram a esta produtividade sustentável.
Um agradecimento especial a Gonçalo Duarte e à sua equipa, que nos ajudou a compreender os objectivos do projecto e pelo trabalho desenvolvido com todo o cuidado para se integrar nos nossos trabalhos. Também um agradecimento ao empenho da nossa associação Agrotejo pela sua preocupação com a sustentabilidade económica e ambiental de toda a nossa região.