A tecnologia de aplicação variável permite o controlo das aplicações variáveis de água ao longo da rampa do sistema pivot. Podermos assim fazer variar as aplicações para responder a diferentes necessidades de água pelas plantas, ou para zonas onde não é necessário aplicar água.(estradas, valas,zonas não semeadas ou já colhidas).
Este sistema trabalha com base nos graus de rotação do pivot. Temos um equipamento de ar comprimido que fecha e abre um determinado troço da rampa de aspersores de um pivot. No limite podemos abrir e fechar até ao aspersor individualmente. Neste caso experimental, foram aplicados em duas zonas da rampa de uma torre de um pivot.
A prescrição é feita num software e depois é descarregada do pivot. Com a rotação do pivot vai correspondendo à prescrição atribuída a cada ângulo do sistema de rega.(varia de 0 a 100%)
Com esta possíbilidade podemos adaptar as aplicações de rega às necessidades fisiológicas dos diferentes zonas de um campo regado pelo sistema pivot, optimizando ao limite, o consumo de água e energia.