A produção agrícola é o serviço central de uma exploração agrícola. Para este serviço o mercado tem um preço. Mas será que é só esse serviço que os agricultores têm para oferecer?
A nossa exploração tem tentado incrementar todos os outros serviços, que agora se chamam de Serviços do Ecossistema, são serviços que os agricultores prestam à sociedade e que normalmente o mercado não consegue pagar. Mas sendo um serviço deveria ter um preço, já que ele tem um custo.
Na nossa abordagem, estes serviços mesmo que o mercado ainda não os consiga valorizar, é o nosso modelo agrícola regenerativo, que vai receber os frutos deste investimento. Também ao nível da paisagem da qualidade do ar e da água, temos cada vez mais valor acrescentado neste cuidado das áreas não agricultadas de nossa exploração, neste caso vamos tentar incrementar a biodiversidade funcional e todas as suas vantagens para o equilíbrio biológico, que vai diretamente ajudar ao equilíbrio sanitário e de desenvolvimento em ótimas condições das nossas searas.
Também no ambiente paisagístico, no serviço de aumentar a infiltração de água nos nossos lençóis freáticos, na microbiologia dos solos, conseguimos ganhos muito significativos com esta abordagem.